Mitos e Verdades da gravidez

Mitos e Verdades da gravidez

A gravidez é uma fase da vida que envolve muitas emoções, dúvidas e surpresas. Mas também é cercada de muitas histórias que nem sempre correspondem a realidade. Algumas são verdadeiras lendas. 

gravidez

Para ajudar as mamães, veja a seguir alguns mitos e verdades da gravidez:

Barriga pontuda é sinal de menino? 
Mito: É bem comum ouvirmos alguém falando, a barriga dela está pontuda, vai ser um menino ou a barriga esta redonda, vai ser menina. Na verdade, o formato da barriga da gestante vai depender da posição que o bebê está no útero e também depende da musculatura de cada mulher, pode ser que a barriga caia mais ou menos, ou vai ficar mais pontuda ou mais arredondada. A melhor forma ainda de ter certeza sobre o sexo do bebê é por meio do exame de ultrassom ou o exame de sexagem fetal. 

Chocolate faz o bebê mexer? 
Verdade: Pode parecer diferente, mas é verdade, quando o bebê recebe uma carga alta de açúcar, fica mais agitado. Mas é sempre bom lembrar que consumir açúcar em excesso durante a gravidez pode ser prejudicial a saúde da gestante e do bebê. 

As gestantes sentem mais calor? 
Verdade: Durante a gestação o metabolismo está mais acelerado e isso faz a grávida suar mais e sentir mais calor. 

Sentir muita azia é indicação que o bebê vai ter muito cabelo? 
Mito: Quantidade de cabelo do bebê e azia não tem relação nenhuma. Como o útero pressiona o estômago e causa refluxo do ácido estomacal, os enjoos acabam aparecendo e também as altas taxas de progesterona causam azia. Então, o que vai determinar se o bebê é cabeludo ou não é a genética. 

Cerveja preta melhora a produção de leite? 
Mito: Não há nenhum estudo que comprove que algum alimento aumente a produção do leite, inclusive a cerveja preta, e também é sempre bom lembrar que bebida alcoólica não é recomendável durante a gravidez. 

Fonte: Revista Crescer e site Dr. Drauzio Varella